APRENDA GEOGRAFIA

BONS ESTUDOS

PROF. FABIO TADEU

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Questão agrária e dilemas da formação nacional*

Plinio de Arruda Sampaio Jr.**
1. Quando posto em perspectiva histórica, o monopólio da terra pelo latifúndio e pelas grandes empresas agrícolas constitui o principal determinante das brutais assimetrias existentes na sociedade brasileira, bem como um dos fatores responsáveis pelo caráter dependente e subdesenvolvido de nossa economia.
2. Do ponto de vista estrutural, a raiz da pobreza e das gritantes desigualdades sociais encontra-se na relação umbilical entre a elevada concentração da propriedade fundiária e a presença de um enorme exército industrial de reserva permanentemente marginalizado do mercado de trabalho. Enquanto o bloqueio do acesso à propriedade da terra persistir, será impossível organizar um mercado de trabalho baseado numa correlação de forças relativamente equilibrada entre o capital e o trabalho - a base de funcionamento de qualquer sociedade minimamente equilibrada.
3. A abundância de mão-de-obra permanentemente marginalizada do mercado de trabalho bloqueia a transferência de ganhos de produtividade do trabalho ao salário, impedindo que o conjunto da população se beneficie plenamente dos frutos do progresso. A precariedade da conjuntura mercantil compromete a importância relativa da economia brasileira dentro do sistema capitalista mundial, tornando-a vulnerável aos movimentos especulativos do grande capital internacional. Por esse motivo, a economia brasileira está permanentemente sujeita à crises de reversão estrutural que comprometem a continuidade dos processos econômicos e sócio-culturais que impulsionam a formação da nacionalidade.
4. A tarefa fundamental da reforma agrária é essencialmente política. O desafio primordial consiste em criar as condições econômicas, sociais, políticas e culturais para que todos os brasileiros que vivem no campo - sejam como trabalhadores assalariados, sejam como pequenos proprietários de terra, sejam como proprietários organizados em cooperativas - possam participar em condições de relativa igualdade do desenvolvimento nacional.
5. O sucesso da reforma agrária depende da capacidade das forças sociais que lutam pela democratização das estruturas sociais no campo arregimentar força política suficiente para vencer a resistência dos grupos econômicos e sociais que não querem a mudança do status quo.
6. Latifúndio e grandes empresas agro-industriais à frente, a reforma agrária é combatida pelos segmentos da sociedade que vivem da superexploração do trabalho no campo e na cidade - uma ampla coalizão comprometida com a modernização conservadora (um padrão de absorção do progresso técnico que condena a maioria da população à exclusão social para permitir que uma parcela da população possa copiar os estilos de vida das economias centrais).
7. O Brasil tem desperdiçado todas as oportunidades de encaminhar uma solução construtiva para questão agrária. No momento da independência, a liderança da aristocracia agrária acarretou na revitalização dos dois pilares fundamentais da economia colonial: o monopólio da terra pelos grandes latifundiários e a continuidade do trabalho escravo. Na abolição, as classes dominantes tiveram a preocupação explícita de preservar a assimetria da sociedade colonial, evitando, com a Lei de Terras, que os recém libertos e que os imigrantes pobres tivessem livre acesso à propriedade da terra. Por fim, na fase decisiva de consolidação do poder burguês, a mobilização social a favor da reforma agrária - uma das principais bandeiras das reformas de base dos anos de 1960 - foi abortada violentamente pelo golpe militar de 1964, sepultando definitivamente todos os sonhos reformistas das classes dominantes.
8. Nessas circunstâncias, a modernização acelerada da agricultura e o elevado crescimento da indústria vieram acompanhados da continuidade da pobreza no campo e de um processo caótico de urbanização acelerada que generalizou o problema do subemprego para as grandes metrópoles do País, (até meados do século XX o trabalho em atividades de baixíssima produtividade era uma realidade basicamente rural). Assim, o Brasil concluiu seu processo de internalização das estruturas fundamentais da Segunda Revolução Industrial, no final da década de setenta, após quase cinqüenta anos de vigoroso crescimento econômico, com praticamente um quarto de sua força de trabalho subempregada, sendo que quase 60% deste contingente viviam nas cidades.
9. A incapacidade de resolver a questão agrária gerou uma complexa questão urbana. Hoje a luta pela reforma agrária não pode ser dissociada da luta pela reforma urbana. Tal como no campo, o ponto nevrálgico da questão urbana consiste em democratizar o modo de ocupação do solo urbano e promover uma radical inversão nas prioridades das políticas públicas, mudanças que exigem uma profunda alteração no poder econômico, social e político nas cidades.
10. Ao desarticular as bases que davam sustentação à industrialização por substituição de importações e inviabilizar a sobrevivência dos pequenos e médios produtores rurais, a abertura indiscriminada da economia brasileira à concorrência internacional e à ação dos grandes grupos econômicos internacionais quebrou o padrão de mobilidade social que, até o final dos anos setenta, era responsável pela surpreendente capacidade da economia brasileira de gerar empregos e absorver uma parcela significativa da força de trabalho expulsa do campo. Surge, assim, um fenômeno relativamente novo: o problema do desemprego aberto (subemprego ou simplesmente desempregada).
11. Portanto, quando visto de uma perspectiva histórica, a luta dos Sem Terra é parte da luta de todos brasileiros que se batem pela consolidação do Brasil como um Estado nacional democrático e soberano. Enquanto a reforma agrária não for encampada pelo conjunto dos trabalhadores do campo e da cidade e não for combinada com a luta pela reforma urbana, pela redução da jornada de trabalho e pela autonomia da política econômica em relação à comunidade econômica internacional, ela carecerá da força necessária para pôr uma pá de cal nas forças da reação e abrir novos horizontes para o desenvolvimento nacional.

* Palestra proferida no curso para estudantes de jornalismo UNESP/Fundação Cásper Líbero, em 20/05/2001.
** Plinio de Arruda Sampaio Jr., professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-UNICAMP), autor do livro " Entre a Nação e a Barbárie ", Vozes, 1999.

domingo, 11 de outubro de 2009

Entrevista com o Prof. Fábio Tadeu na CBN

Entrevista com o Professor Fabio Tadeu do Colégio de Aplicação do Estado do Rio de Janeiro.
http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-noite-total/2009/10/01/PROVA-ORIGINAL-DO-ENEM-2009-ERA-DIFICIL-E-BEM-ELABORADA.htm

Novo Enem 2010

O simulado do Inep e a prova cancelada do Enem devido ao vazamento estão disponíveis no site: http://www.enem.inep.gov.br/

O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.
A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
• Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
• Como primeira fase;• Combinado com o vestibular da instituição;
• Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.