APRENDA GEOGRAFIA

BONS ESTUDOS

PROF. FABIO TADEU

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

"O petróleo tem que ser nosso – última fronteira"




Reúne depoimentos e intelectuais, políticos, trabalhadores, estudantes, líderes religiosos e militantes. O filme tenta responder a uma inquietante questão: diante das gigantescas reservas do pré-sal, que caminho o Brasil vai tomar? Políticos, intelectuais, sindicalistas, estudantes, representantes da igreja, artistas e militares estão entre os 34 depoimentos, de diferentes matizes, que abordam o tema sob perspectiva histórica, geopolítica, ambiental, econômica e social. "O petróleo tem que ser nosso – última fronteira" é um filme produzido pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e pela Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet).

¿ONDE ESTÁ AMÉRICA LATINA?




A visita de Rodrigo Rato, presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Buenos Aires recrudesce o sentimento de anti-neocolonialismo na população e revigora a identidade latino-americana na “mais européia” das cidades do continente. Filósofos, cineastas, intelectuais e gente comum discutem a condição sócio-econômica e cultural do país e comentam a viagem visual deste documentário, busca duma latinidade pelas veias abertas dessa cidade em transe, antigo Eldorado do capital transnacional. Buenos Aires de 2004, rastros da política do corralito, o Percal (tecido brilhoso como a seda, mas de baixo preço, título de um tango clássico) da AL globalizada.


- Prêmio de Melhor Vídeo Documentário no 9º FAM (Florianóplis Audiovisual do Mercosul
- Prêmio de Melhor Curta pelo Júri Popular na 7ª Mostra Londrina de Cinema
- Prêmio de Melhor Som Direto no IV Santa Maria-RS Vídeo e Cinema

Eldorado: a esperança e o desespero


A lenda de Eldorado atraiu muitos aventureiros para a América do Sul à época da colonização das Américas. No filme, ela serve como um paralelo para retratar a tentativa de se conseguir uma vida melhor no país por meio da migração para florestas ainda pouco exploradas pelo homem.

BELO MONTE, ANÚNCIO DE UMA GUERRA


Trata-se de uma produção cinematográfica que almeja o esclarecimento do público referente a implantação da usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu. É portanto um documentário cuje o objetivo é questionar o modelo de desenvolvimento proposto para a Amazônia, que revela também as tendências mundiais de desenvolvimento. Enfatizamos que não estamos julgando nada: certo ou errado, bom ou ruim, contra ou à favor. Mas apenas incentivando a reflexão daqueles que se interessam, de alguma forma, pelos desígnios do nosso planeta: da vida, das culturas, das minorias e de todos.

FONTES DE ENERGIA DO BRASIL

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SEMENTE DE SONHOS


Documentário mostra a situação atual de penúria, abandono e violência a que estão submetidos os indígenas no Mato Grosso do Sul, Brasil, e sua perseverante luta pela retomada de parte das terras que outrora pertenceram a seus ancestrais.
Realizado coletivamente pela campanha “Povo Guarani, Grande Povo” “Guarani Retã, Teta Tuicháva” e CIMI-MS entre 2003 e 2009.