APRENDA GEOGRAFIA

BONS ESTUDOS

PROF. FABIO TADEU

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

METRÔ LINHA 4



Veja como vai ficar o metrô Linha 4, que ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca. Serão seis estações, passando ainda pelos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. A nova linha beneficiará não somente a população que mora ou trabalha na Barra e no Recreio dos Bandeirantes. Com a chegada do TransOeste, corredor expresso para ônibus que ligará a Barra e Campo Grande, os moradores de todos os bairros do trecho poderão fazer a integração direta com o metrô. Com a extensão até a Barra, o metrô do Rio terá capacidade para transportar mais 230 mil passageiros diariamente, proporcionado mais dignidade e agilidade às viagens da população. CRÉDITO VÍDEO: Divulgação/Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro

A Energia Nuclear em Discussão


Arquitetura de Favelas


Arquitetura da Favela

Mesmo taxadas como ‘crescimento desordenado’ e ‘moradias mal-construídas’ por grande parte da sociedade, as favelas são parte da paisagem carioca há mais de 120 anos. Uma pesquisa conduzida pelo professor da Faculdade de Arquitetura Cristóvam Duarte investiga o que faz com que esse fenômeno resista às inúmeras dificuldades pelas quais passam seus habitantes.

O olhar que o pesquisador dirige às favelas busca perceber a ordem arquitetônica e social além dos caminhos tortos e da aparência inacabada das moradias. Para ele, nelas podemos re-encontrar a vida urbana que é escassa na cidade do ‘asfalto’.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A Companhia Siderúrgica do Atlântico




A Companhia Siderúrgica do Atlântico é o primeiro bloco de megaempreendimentos industriais previstos para o entorno da Baía de Sepetiba. A empresa ainda não recebeu licença de operação definitiva e já acumula diversas multas por danos ambientais e sociais. A população pede socorro. A narração do vídeo é de Wagner Moura. Uma realização Ibase com apoio da Revenue Watch.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

BRTs do Rio: TransCarioca, TransOeste e TransOlímpica


video institucional dos projetos de Sistemas de Transporte Rápido por Ônibus que serão implantados com vistas à Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

GENTRIFICAÇÃO ZONA PORTUÁRIA RJ




Chama-se gentrificação (um neologismo que ainda não consta nos dicionários de português) ou enobrecimento urbano, de acordo com algumas traduções, a um conjunto de processos de transformação do espaço urbano que ocorre, com ou sem intervenção governamental, nas mais variadas cidades do mundo. O enobrecimento urbano, ou gentrification, diz respeito à uma intervenção em espaços urbanos (com ou sem auxílio governamental), que provocam sua melhoria e consequente valorização imobiliária, com retirada de moradores tradicionais, que geralmente pertencem a classes sociais menos favorecidas, dos espaços urbanos.

Cais do Valongo: Porto Maravilha traz a história do Rio de volta à superfície


domingo, 4 de setembro de 2011

LIXO EXTRAORDINÁRIO - FILME COMPLETO



acesse o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=V-lG67j1Lkg

AO SUL DA FRONTEIRA - OLIVER STONE



Acesse o link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=mB-C6Ftaz7E

Ana Fani Alessandri Carlos - USP




acesse o link

Ana Fani Alessandri Carlos - Professora Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Coordenadora do GESP - Grupo de Estudos sobre São Paulo do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP -, palestrante no 3º Ciclo Estadual de Palestras - O novo na cidade: Cidades em Transformação.