APRENDA GEOGRAFIA

BONS ESTUDOS

PROF. FABIO TADEU

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Realengo, aquele desabafo!

Primeira montagem com depoimentos de moradores dos conjutos habitacionais Vivendas do Ipê Branco e Vivendas do Ipê Amarelo, no bairro de Realengo, Rio de Janeiro.

Argumento e Texto: Thêmis Aragão, Flávia Araújo e Adauto Cardoso
Revisão: Adauto Cardoso
Roteiro e Direção de Arte: Tainá Barros
Filmagem e Edição: Julio Ferretti
Entrevista: Flávia Araújo
Narração: Tainá Barros
Música: On the fly – Alexandre Colchete






Entrevista com Jorge Luiz Barbosa, parte 1 e 2

O Observatório de Favelas é uma organização social de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos. O Observatório busca afirmar uma agenda de Direitos à Cidade, fundamentada na ressignificação das favelas, também no âmbito das políticas públicas.

parte 1 http://vimeo.com/13398348      



Espaço e contemporaneidade - Antonio Carlos Robert Moraes

A velocidade e a intensidade da circulação humana no planeta é impar na história. A contemporaneidade gera uma economia e uma cultura globalizada, que influenciam de forma desigual cada porção da Terra. Traz também qualidades novas que requalificam a especialidade da vida social, como a circulação imaterial (fluxos de informações), propiciados pelo desenvolvimento das telecomunicações e da informática. Nesta palestra é demonstrado como que para alguns teóricos, a compressão do espaço determinaria o fim das fronteiras, dos territórios e das localidades, resultando na finalização da própria geografia como disciplina; porém, para outros, este campo de investigação adquire grande importância, pois o espaço teria adquirido uma centralidade comparável à do tempo nos séculos anteriores.

Novas territorialidades - Rogério Haesbaert da Costa

 Uma detalhada descrição do conceito de desterritorialização a partir de quatro perspectivas conceituais. As ideias de território e a multiterritorialidade como uma alternativa para a compreensão das complexas relações espaciais do mundo contemporâneo. A palestra faz parte do módulo “Geografia na contemporaneidade” de curadoria de Antonio Carlos Robert Moraes.

http://vimeo.com/8546062

David Harvey fala sobre os rumos do capital

http://vimeo.com/10933225



O geógrafo e professor David Harvey, especialista em sociologia urbana, conversou sobre os rumos da economia mundial nesta segunda década do século XXI, caracterizada por crises imprevisíveis.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

VAMOS DEBATER BELO MONTE?

http://vimeo.com/32243308


Vídeo feito por alunos de Engenharia Civil da Unicamp, em resposta ao vídeo do movimento Gota D'Água. Comente, e entre no nosso site para maiores informações!






http://www.youtube.com/watch?v=gVC_Y9drhGo